O Programa de Mentoria Acadêmica como apoio ao estudante no curso de Medicina da FACISB

  • Celina Antonio Prata
  • Larissa Donadel Barreto Sargentini
  • Rosalina Massako Yamawaki Murata
  • Rosimeire Mendes FACISB
Palavras-chave: Estudantes de medicina; Mentoria Acadêmica; Mentores; Ensino superior.

Resumo

O Artigo O Programa de Mentoria Acadêmica como apoio ao estudante no curso de Medicina da FACISB aborda a contribuição do Programa de Mentoria Acadêmica (PMA) aos estudantes de medicina e a institucionalização do mesmo na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB. Trata-se de um artigo de revisão constituído por duas temáticas -  “Relato sobre a história e a contribuição da Mentoria Acadêmica no curso de Medicina” e “O Programa de Mentoria Acadêmica institucionalizado na FACISB”. Os temas abordados visam inteirar sobre a constituição do PMA nos cursos de medicina e a contribuição do mesmo aos estudantes como também a institucionalização e expectativa desse programa na FACISB. Constata-se a intencionalidade do PMA ser um suporte acadêmico e pessoal aos estudantes do curso de Medicina da FACISB e que reuniões periódicas de acompanhamento do programa estão sendo realizadas com os mentores e mentees no intuito de articulação de melhoria contínua do PMA.

Referências

Referências:
1. Dyrbye LN, Thomas MR, Shanafelt TD. Systematic Review of Depression, Anxiety, and Other Indicators of Psychological Distress among U.S. and Canadian Medical Students. Acad Med. 2006;81:354-73.
2. Bligh J. Mentoring: an invisible support network. Med Educ. 1999;33:2-3
3. Bellodi PL, Martins MA. Tutoria: Mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo;2005.
4. Wolf TM. Stress, coping and health: enhancing well-being during medical school. Med Educ. 1994;28:8-17.
5. Coles C. Medicine and stress. Med Educ. 1994;28:3-4
6. Fiedler PT. Avaliação da Qualidade de Vida do estudante de Medicina e da influência exercida pela formação acadêmica São Paulo; 2008. Doutorado [Tese] - Universidade de São Paulo.
7. Spencer J. Physician, heal thyself: but not on your own, please. Med Educ. 2005;39:548-9.
8. Chew-Graham CA, Rogers A, Yassin N. 'I wouldn't want it on my CV or their records': medical students' experiences of help-seeking for mental health problems. Med Educ. 2003;37:873-880.
9. Roberts LW, Warner TD, Carte D, Frank E, Ganzini L, Lyketsos C. Caring for Medical Students as Patients: Access to Services and Care-seeking Practices of 1,027 Students at Nine Medical Schools. Acad Med. 2000; 75:272-7.
10. Hooper C, Meakin R, Jones M. Where students go when they are ill: how medical students access health care. Med Educ. 2005;39:588-93.
11. DuBois, D. L., & Karcher, M. J. (2005). Youth mentoring: Theory, research, and practice. In D. L. DuBois & M. J. Karcher (Eds.), Handbook of youth mentoring (pp. 2-11). Thousand Oaks, CA: Sage.
12. Botti SHO, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev bras educ méd 2008; 32(3)
13. Igartua K. Fostering faculty mentorship of junior medical students. Acad Med 1997; 72: 2-3.
14.Sambunjak D, Straus SE, Marusic A. Mentoring in academic medicine: a systematic review. JAMA 2006; 296: 1103
Publicado
2020-12-30
Seção
Ciências Humanas e Saúde